DORES NAS ORGANIZAÇÕES
DORES NAS ORGANIZAÇÕES
Durante nossa jornada no mundo corporativo, pudemos observar durante as mais de 300 empresas visitadas, que os maiores problemas de lucratividade, qualidade e satisfação de cliente, estavam atrelados aos pontos abaixo:
- Os Problemas na maioria dos casos nunca eram problemas novos e sim mal resolvidos;
- Processos que tinham problemas de qualidade e não atendiam as especificações técnicas do cliente, tinham todos os outros principais indicadores da empresa afetados, tais como: Retrabalho, Produtividade, Horas extras, custos excessivos de transporte, custos de seleção, que afetavam drasticamente a lucratividade da empresa;
- Processos complexos que eram difíceis de serem entendidos por qualquer associado da organização. Os processos devem ser simples e práticos e entendidos por todos os operadores de todos os turnos;
- Engenheiros e Gerentes pensarem em soluções complexas e não ouvirem as pessoas envolvidas no processo, pois na maioria das vezes, estes funcionários já têm uma ideia ou proposta que resolvem este problema;
- Empresas com falta de indicadores ou com indicadores complexos, também dificulta que os líderes tomem decisões corretas quanto ao negócio (Contratações, investimentos, prestações de serviço, etc)
Para atuar neste cenário, trazemos duas ferramentas poderosas que podem ajudar e resolver estas dores. Para ambas as situações a criação de equipes multifuncionais são fundamentais:
LEAN MANUFACTURING: MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR (VSM)
VSM é a sigla para o termo Value Stream Mapping (Mapeamento do Fluxo de Valor) e consiste em uma ferramenta muito útil para fazer o mapeamento do fluxo de informações e materiais, além de, por meio de uma vasta gama de processos, obter dados sobre o tempo de execução associado (lead time). A ferramenta permite que sejam medidos e comparados pontos passíveis de melhoria, assim podendo ser priorizados e desenvolvidos, entregando maior valor para o cliente, muitas vezes sem o acréscimo de recursos no processo. Tais resultados proporcionam o aumento da vantagem competitiva do seu negócio.
INOVAÇÃO: METODOLOGIA AGEIS
Metodologia ágil é uma forma de conduzir projetos que busca dar maior rapidez aos processos e à conclusão de tarefas. Não apenas isso, mas o agile baseia-se em um fluxo de trabalho mais ágil, flexível, sem tantos obstáculos, com total iteratividade.
Podemos fazer uma Interação do Design Thinking tendo uma gestão através de Kanbans:
- Imersão ou empatia.
- Análise e da objetividade.
- Ideação.
- Protótipo.
- Teste
- Implementação.
https://woconsulting.com.br/blog/
https://www.youtube.com/watch?v=vb-3NdH75d0
Bora lá!!
Ser mais competitivo? Mitigar as DORES NAS ORGANIZAÇÕES…..