Como Profissionalizar a Gestão de minha Empresa?
Como Profissionalizar a Gestão de minha Empresa?
Se o dono ou presidente/ diretor de uma empresa sai de férias, viaja ou está em outros compromissos externos e sua empresa PARA, tem algo errado em sua gestão.
Abaixo mostraremos passos importantes para iniciar a transformação de sua empresa:
ISO (9001): Em grego significa igualdade (uniformidade), todos falando a mesma língua, com os mesmos objetivos, dentro da organização.
Missão: Define o propósito atual, ou seja, é aquilo que ela determina como a razão de ser do seu negócio, a sua entrega ao cliente.
Visão: Estabelece a direção futura, ou seja, é onde ele quer chegar em um determinado tempo.
Valores: determinam os princípios que norteiam a organização, ou seja, são o DNA da organização, como: os ideais de atitude e comportamento.
Estratégia Organizacional: Os fundamentos desta estratégia, são embasadas pela missão, visão e valores da organização (Alinhamento).
Estrutura Organizacional: É uma representação da forma como o capital humano é alocado na empresa com base nos objetivos traçados para o negócio (cargos, funções e departamentos, além da relação entre líderes e seus liderados).
Cultura Organizacional: é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional e como esse ambiente e as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas, sendo em empresas multinacionais ou familiares.
Governança: É o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo todos os relacionamentos entre as partes interessadas”.
ESG: Avalia como uma corporação incorpora no seu processo de tomada de decisão aspectos Sociais, Ambientais e de Governança.
Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ): É uma estrutura organizacional centrada na melhoria contínua dos processos e na satisfação do cliente. Abaixo os sete principais pontos:
1 – Foco no cliente
Esse princípio é centrado em atender e superar as expectativas e necessidades atuais e futuras dos clientes. A coleta de feedback é fundamental, isso ajuda a identificar onde melhorar.
2 – Liderança
Uma boa liderança é essencial para o sucesso organizacional. Ela precisa ser voltada para a construção de uma cultura organizacional de unidade e senso de propósito entre os colaboradores (relação de propósito, direção e engajamento, através de estratégias alinhadas, política, processos e recursos a fim da organização atingir seus objetivos.
3 – Engajamento de pessoas
Os colaboradores precisam estar engajados na criação e entrega de valor da organização. Requerem ser incentivados a promover suas habilidades de forma consistente (treinamento, programa de benefícios, reconhecimento e fazer com que as pessoas se sintam valorizadas para mostrar suas competências e o seu potencial máximo).
4 – Abordagem do processo
Os processos do sistema de gestão da qualidade são interdependentes e precisam ser entendidos na totalidade para serem adequadamente otimizados. Inclui entender os recursos, controles e interações envolvidos no sistema. Quando isso é feito, os funcionários entendem como seus resultados são produzidos. Os processos empresariais precisam ser constantemente revisados para poderem ser mantidos com eficiência e eficácia. Assim é possível eliminar os desperdícios e agilizar as tarefas.
5 – Melhoria contínua
É necessário que uma organização melhore seu desempenho atual, responda às mudanças e crie oportunidades de crescimento.
Toda a organização precisa estar engajada no processo de melhoria, seja em relação à experiência dos clientes, desempenho das atividades, processos ou adaptações às situações do mercado.
6 – Tomada de decisão baseada em evidências
Decidir é um processo complicado que envolve muita subjetividade. Muitas vezes, requer considerar várias fontes de informação, bem como interpretá-las (Decisão baseada em dados). A confiança nas decisões vem da análise de dados e exposição a fatos, evidências e relações de causa e efeito. Tomar decisões com base nessas ideias leva a uma maior objetividade.
Os fatos e os dados devem ser analisados, guiando as decisões. Isso depende também de estudar e compreender o mercado, bem como o histórico de decisões já tomadas pela empresa.
7 – Gestão de relacionamento
O gerenciamento do relacionamento entre a organização e seus stakeholders precisa ser mutuamente benéfico, para assim obter colaboração e sucesso nos negócios.
O relacionamento com fornecedores e clientes é especialmente importante para o desempenho da organização.
Podemos ajudá-los em todos os pontos acima.
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https://www.youtube.com/watch?v=38aoPN6orVo&t=88s
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