Formação de Preço x Lean Manufacturing x Inovação:
Formação de Preço x Lean Manufacturing x Inovação:
Para quem deseja empreender, Microempreendedores, pequenas e médias empresas, terão milhares de desafios e um deles será qual o valor mais justo a cobrar pelos seus produtos e serviços ofertados, para que possa garantir uma margem de lucro projetada para seu negócio.
Para se garantir uma boa precificação de venda, toda organização deverá ter informações precisas, atualizadas para uma boa tomada de decisão, sendo ele vinda de excel ou ERP´s como SAP e Oracle, por exemplo.
O cálculo para formação de preço de um produto ou serviço, deve considerar alguns fatores, tais como investimento realizado para criar e/ou oferecer a mercadoria, ou para que o serviço seja executado, tais como:
- Custo de Produção;
- Salário dos colaboradores;
- Despesas fixas e variáveis;
- Lucro que se espera alcançar;
- Valores que a concorrência pratica.
Abaixo alguns indicadores importantes para se medir e entender como está a formação de preço de seu produto:
Markup:
O cálculo de markup é feito da seguinte forma: Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)] DV = percentual das despesas variáveis; DF = percentual das despesas fixas; LP = percentual do lucro desejado. Os percentuais correspondem a cada unidade de produto ou serviço e ajudam a definir o preço final. Nesse caso, se para produzir um determinado item a empresa tem 15% de despesa variável, mais 20% de despesa fixa e pretende ter um lucro de 25%, a fórmula será: Markup = 100 / [100 – (15 + 20 + 25)] Markup = 100 / [100 – 60] Markup = 100 / 40 Markup = 2,5 Seguindo o markup, um produto que tem custo unitário de R$ 50 deve ser vendido por R$ 125.
Margem de Contribuição:
Para calcular a margem de contribuição você precisa de três fatores: PV= preço de venda; CV= custo variável; e DV= despesa variável. Utilize a seguinte fórmula para encontrar o valor monetário da margem de contribuição: MC (Margem de Contribuição) = PV – (CV + DV) Ou seja, se o custo de produção é R$ 70 e a empresa quer ter 100% de lucro, o preço de venda será R$ 140.
Lucro:
A fórmula utilizada é: 100%PV = CI + (%DF)PV + (%LP)PV CI = Custo inicial DF = Percentual das despesas fixas LP = Percentual de lucro pretendido PV = Preço de venda.
Se o custo inicial de produção de um produto é R$ 50, as despesas fixas são 15% e o lucro desejado é 15% do preço de venda, você deverá fazer a seguinte conta: 100%PV = 50 + 15%PV + 15%PV 100%PV – 30%PV = 50 70%PV = 50 PV = 50 / 0,7 PV = 71,43
Onde O Lean Manufacturing e a Inovação podem ajudar?
O Lean e as técnicas de inovação, através das ferramentas ágeis, poderão a judar sua empresa na eliminação de desperdícios, conforme alguns exemplos abaixo:
- Matérias-primas
- Tempo de Ciclo de Processo
- Disponibilidade dos Equipamentos e Máquinas do Processo
- Comissões de vendas (Definir Padrões)
- Otimização de Mão-de-obra
- Impostos e Taxas
- Fretes e Transportes
- Aluguel de imóvel ou de equipamentos
- Limpeza, conservação e manutenção
- Salários
- Telefonia
- Energia elétrica
- Internet
Na sua empresa deve haver muitos desperdícios que ainda não foram mapeados (por diversos motivos), onde a experiencia de conselheiros e consultores empresariais o podem ajudar.
Entre em contato!!
Formação de Preço x Lean Manufacturing x Inovação:
https://woconsulting.com.br/blog/
https://www.youtube.com/watch?v=xAFOVGyUZ9U