Lean em Empresas de Prestação de Serviços
Lean em Empresas de Prestação de Serviços
Uma academia de natação pediu um mapeamento em seu processo, pois a empresa vinha tendo uma ocupação em suas aulas em torno de 85%, porém os lucros estavam perto de 5%.
Esta academia dividia suas aulas da seguinte forma: 68% de aulas de natação para adultos, 16% para hidroginástica e 16% para aulas de natação para crianças.
Após estudos de procura por aulas, entrevistas com clientes e conforma informações da equipe de marketing e vendas, notou-se a necessidade de aumentar o percentual de participação de hidroginástica e aulas de natação para crianças, devido a voz e satisfação do cliente.
Esta oportunidade também era muito boa para a academia, pois como as aulas de hidroginástica e natação infantil tem mais alunos, o lucro por aula também é maior.
Assim, ao longo de 8 meses, esta academia de natação, foi alterando sua programação de aula gradativamente, de uma forma que os clientes não percebessem e hoje a grade de aulas está composta da seguinte forma: 40% para aulas de hidroginástica, 35% para aulas de natação para crianças e 25% para natação de adultos.
Após esta estratégia de médio prazo, esta academia de natação teve um aumento de alunos de 35% e de faturamento em torno de 27%, onde após todas as análises financeiras, o lucro desta academia voltou ao patamar esperado pelos seus empresários.
Outro ponto importante foi a melhoria da formação de custos para definição dos preços de vendas das aulas, existia custos e despesas que não faziam parte da formação de custos (água, tratamento da água, energia etc.)
E na sua empresa, onde estão suas dores? Quais processos podemos mapear? Como está a formação de custos de seus produtos? Pode-se faturar mais com o mesmo recurso? Pode-se ainda otimizar seus recursos?
Fica a dica para os próximos projetos de sua empresa.
Lean em Empresas de Prestação de Serviços é uma opção!!
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