LEAN MANUFACTURING EM SERVIÇOS
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MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR – EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTALAÇÃO DE PLACAS SOLARES
A empresa XXXX solicitou um mapeamento de fluxo de valor para entender as seguintes dores:
- Não atingimento no tempo de promessa no processo de instalação das placas solares (Target: 3 dias, Real: 6 Dias)
Mapeamos as equipes de instalação (Equipe A e Equipe B) durante 6 dias e mapeamos o seguinte cenário:
- Equipe A era treinada e a Equipe não era treinada;
- Algumas Etapas do processo a Equipe B não tinha autonomia para execução e tinha que aguardar algum membro da Equipe A para Supervisioná-los;
- Algumas etapas do processo havia a necessidade de uso de ferramentas especiais e hora esta ferramenta estava com a Equipe A e hora com a Equipe B. Perdia-se muito tempo para aguardar o transporte destas ferramentas, pois as instalações tinham uma distância de 20 Quilômetros.
- Durante estes 6 dias úteis, ambas as equipes finalizaram somente a instalação de um sistema cada;
- Os dois clientes ficaram insatisfeitos devido a demora da instalação e o não atingimento dos prazos acordados. Neste período teve dias de sol, vento e chuva, onde aumentava-se o risco de danificar o telhado dos estabelecimentos, devido aos técnicos terem que executar o trabalho em mais tempo.
- Gasto excessivo de mão de Obra (acima do preço padrão)
Na outra semana, após reunião com a equipe multifuncional, ficou decidido que as duas equipes trabalhariam juntas, de forma organizada, padronizada em cada etapa de execução das instalações e ao mesmo tempo já ocorreria o On the Job training com os membros das equipes.
Durante este primeiro ciclo de melhoria do processo de montagem de placas fotovoltaicas, foram:
- Clientes satisfeitos, pois a montagem ocorreu dentro do prazo prometido;
- Ganho de 1 dia na montagem dos projetos (Target: 3 Dias, Real: 2 Dias);
- Redução de custo de montagem em 1 dia (abaixo do preço padrão);
- Durante 6 dias foram concluídos 3 Projetos (1 a mais).
Agora, estamos estudando novos ciclos de melhoria neste processo….
Lean funciona no Ramo de Serviços??
Sem Desafio, não existe melhoria (organização e padrão, são o inicio de tudo nos processos)
E na sua empresa, onde podemos ajudar?
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